A pegada de carbono da Copa do Mundo 2010


Não é apenas o barulho das vuvuzelas que vai inundar o ambiente em torno do Mundial de Futebol

Segundo um estudo realizado pela Embaixada da Noruega e pelo Governo sul-africano, este ano o Mundial de Futebol vai emitir 2.753.251 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente à quantidade liberada por um milhão de carros durante um ano, e seis vezes maior que as emissões durante a última Copa do Mundo, de 2006 na Alemanha.

Vários fatores colaboram para que este seja uma das copas com maior impacto sobre o meio ambiente. Mais torcedores estão recorrendo ao transporte aéreo, devido as maiores distâncias.  A rede de energia ineficiente da Africa do Sul, que ainda depende do carvão e combustíveis fósseis.

Estudos revelam que foram liberadas para a atmosfera 15.390 toneladas de CO2 na construção da infra-estrutura de apoio aos jogos. A falta de estádios de futebol na África do Sul, fez com que tivessem que ser construídos novos, ou seja, gastou-se muito cimento nas obras a um alto custo ambiental. A cada tonelada de cimento de CO2 é emitida uma tonelada de CO2.

Para tentar minimizar a impacto ambiental deste Mundial, diversas organizações públicas e privadas estão anunciando Medidas Verdes:

A United Nations e o Ministério Sul-Africano do meio ambiente lançaram uma iniciativa para compensar as emissões de carbono dos times neste mundial, que deverão gerar 6.000 toneladas de dióxido de carbono por equipe. Até agora, mais de metade das equipes aderiram a iniciativa incluindo o Brasil, que consiste em cinco projetos de redução de emissões, incluindo um projeto de gestão de resíduos desenvolvido pela empresa South Pole A empresa de materiais esportivos Puma vai pagar os custos deste projeto, segundo a South Pole .

O Governo sul-africano, informou que irá plantar milhares de árvores em áreas urbanas de todo o país.

A ECCOX Ambiental, irá plantar 500 árvores e fará a manutenção das mesmas por oito anos, quantia calculada para neutralizar o carbono emitido durante os jogos da seleção brasileira.

Inspire-se!

Nós da Viverde Eco, fazemos parte do time que joga a favor do Meio Ambiente, iremos plantar 1 árvore por gol marcado pela nossa seleção Brasileira!

Fonte: Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: