Descoberta criatura híbrida, fusão de animal e vegetal


Um molusco exótico, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo nome científico é Elysia chlorotica, não é bem um animal: é um híbrido de bicho com planta.

Cientistas de 3 universidades americanas descobriram que o Elysia conseguiu incorporar um gene das algas, o psbO, e por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se alimentar apenas de luz e CO2, como as plantas. “Ele consegue produzir sua própria energia, sem comer nada”, conta o biólogo Sidney Pierce, da Universidade da Flórida. Essa estranha capacidade é a mais nova proeza do Elysia, cujas habilidades evolutivas têm chamado a atenção da comunidade científica. Antes de se transformarem em híbridos de animal com vegetal, os moluscos dessa espécie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos (pedaços de célula que contêm clorofila) delas para fazer fotossíntese.

Os pesquisadores ainda não sabem como o molusco conseguiu se transformar em planta, mas tudo indica se tratar de um caso clássico de seleção natural. Um indivíduo da população da espécie teria sofrido a mutação, levado vantagem (por conseguir se alimentar de luz) e transferido a habilidade aos descendentes. Pura Teoria da Evolução. Darwin continua irretocável. Mas a árvore da vida, e suas divisões entre gêneros e espécies, pode precisar de um pequeno adendo.

Fonte: Revista Super Interessante, Edição 276

Anúncios

11 Respostas

  1. Que demais! A natureza sempre acha uma maneira de surpreender!

  2. Ainda não capturei esse pokemon

  3. Nossa,muito interessante! Um animal que se capaz de se alimentar de luz solar e fazer fotossíntese. Um caso de seleção natural.
    Bjos

  4. Realmente, da seleção natural eu não duvido, o que me intriga é, como sempre, a macroevolução. Isso pode ser simplesmente um caso de engenharia genética, algum doido mudou uns genes do bicho e soltou lá pra descobrirem… como é que surgiu um negócio desse só agora?

    Além do mais, quem garante que esse animal já não existia a muito tempo atrás e só agora descobriram?

    P.S.: não sou fanático religioso, apenas meu ceticismo se estende à ciência… se qualquer pastor meia-boca consegue fazer cada “milagre”, imagine um cientista fanático pelo ateísmo…

    • Mas é claro que já existia! Outro ponto a se ponderar é o fato de que nossa engenharia genética ainda não tem capacidade de compartilhar genes diferentes.

      Não existe coisas como conspirações e etc. isso é coisa de gente sem ter oque fazer.

  5. Super man ???

  6. Estou confuso, se um animal comer ele, ele é um carnívoro, ou herbívoro?

    • .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      .essa pergunta é uma evolução da tradicional: “quem vem primeiro, o ovo ou a galinha?!. ^^

      .agora fiquei curiosa. rs

  7. Estou confuso, se um animal comer ele, ele é um carnívoro, ou herbívoro?

    HEAUIOHAEOIUAEHOIUAEHAEIUOHAEIUOHSFIUOAGHFD
    PQP
    É uma coisa pra se pensar. Minha cabeça explodiu com essa.

  8. Eu também queria me alimentar só de luz, daí teria mais tempo de ficar no PC e não sujaria o teclado. rss…

    Moto-boy também poderia trabalhar mais e não ter que fazer intervalo para almoço.

    • 0 Homem,diz:na casa do meu pai há outras moradas,….não existe um vão,tudo esta ocupando o espaço,moramos no meio de varias dimensões,tanto no micro como no macro,……ainda nos encontramos engatinhando em manteria de conhecimento,precisamos da ciência, dos números,da física,da metafísica ,etc,etc. – torrico@uol.com.br – Maximiliano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: