Júpiter mais perto da Terra


Durante toda esta semana, o planeta Júpiter estará à distância mais curta da Terra desde 1963, anunciou a Nasa. E é nesta segunda-feira (20) que ocorre a aproximação máxima entre os dois planetas – 592 milhões quilômetros de distância. Evento semelhante só poderá ser observado em 2022.

Isso significa que, à noite, Júpiter será o astro mais brilhante no céu depois da Lua. Qualquer um poderá observá-lo a olho nu facilmente. Porém, quem possui telescópio conseguirá ver os ciclones na atmosfera do vizinho e sua “Grande Mancha Vermelha” – uma tempestade em forma oval que já dura, pelo menos, 400 anos.

O mapa acima mostra onde olhar para observar o planeta brilhante na noite de 20 de Setembro.

A passagem deste ano deverá ganhar as de aproximações anteriores, proporcionando um espectáculo celeste, com Júpiter aproximando-se da Terra mais do que qualquer outro ponto entre 1963 e 2022. À maior aproximação da sua última passagem pela Terra em Agosto de 2009, por exemplo, Júpiter estava 11,3 milhões de quilómetros mais longe. Isto traduz-se numa diminuição do brilho em 8%, em comparação com a de hoje.

Júpiter está também uns extra 4% mais brilhante do que o normal porque uma das suas cinturas castanhas nubladas desapareceu.

Há já quase um ano que a Cintura Equatorial Sul do planeta, normalmente fácil de avistar num pequeno telescópio, está escondida por baixo de uma camada de brilhantes e esbranquiçadas nuvens de amônia. Isto faz com que mais luz solar seja refletida do planeta, aumentando a reflectividade global.

O Projeto Cápsula do Tempo versus Júpiter

A Viverde Eco, irá enterar no dia 10/10/10 uma Cápsula do Tempo, que se trata de um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que os mesmos possam ser encontrados pelas gerações futuras. Esta Cápsula será desenterrada 12 anos depois no dia 20/02/2022. Ano em que o planeta Júpiter voltará a se aproximar da Terra de forma recorde!

Participe do Projeto Cápsula do Tempo:

Saiba mais: http://capsuladotempo.info

Deixa sua mensagem para o futuro AQUI

Anúncios

Uma resposta

  1. Top blog, I hadn’t noticed viverdeeco.com before in my searches!
    Keep up the superb work!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: