Pela primeira vez, macacos se reconhecem no espelho



Normalmente, os animais não conseguem entender o que é um espelho. Eles podem ignorá-lo ou interpretar seu reflexo como outro animal, mas eles não se reconhecem no reflexo. Os chimpanzés e os humanos são umas das poucas espécies que conseguem se reconhecer no reflexo de um espelho.

Contudo, um estudo recentemente publicado pela Universidade de Wisconsin-Madison mostra que, em condições específicas, o macaco-rhesus também é capaz de se reconhecer no espelho e agir com autoconsciência.

A análise consiste em colocar uma marca no rosto do animal, que só pode ser vista através do espelho pelo mesmo. Se o animal se olha no espelho e toca a marca, conclui-se que há autoconsciência – ou seja, o animal reconhece que é ele que está sendo refletido no objeto.

O macaco-rhesus, comumente usado em experimentos, sempre falhava no teste. Mas, na experiência recente, os macacos olhavam claramente para o espelho enquanto examinavam as marcas em sua face. Além disso, também examinavam outras áreas do corpo, particularmente os genitais, que nunca haviam visto antes.

“Esse estudo faz uma contribuição única para nossa visão a respeito da autoconsciência de primatas, pois o teste do espelho tem sido o padrão tradicional para determinar se um animal tem um senso de si mesmo”, diz Christopher Coe, especialista em primatas e professor de psicologia da Universidade.

Além dos macacos-rhesus, cientistas que usaram o mesmo procedimento descobriram a mesma qualidade em uma espécie de pássaro, um determinado elefante, golfinhos e orangotangos.

Fonte: Revista Galileu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: