Maternidade Animal: As mais lindas Raposinhas Bebês


Vamos dar as boas vindas a estes lindos bebês, que nasceram no Jardim Zoológico de Everland,  o fotógrafo Cherl Kim registrou tudo! Pela primeira vez em nossa coluna “Maternidade Animal” as inconfundíveis Raposinhas Fennec! Suas orelhas enormes e retas ajudam a ouvir o menor dos sons, podendo até escutar insetos andando sobre a areia. A outra vantagem do tamanho de suas orelhas é que elas servem como um resfriador do seu corpo: expelem o excesso de calor, ajudando o animal a permanecer frio no calor do deserto. As Raposas Fennec fazem parte do Plano de Sobrevivência das Espécies, administrado pelo Jardim Zoológico de St. Louis. 


A menor espécie de raposa, denominada Fennec, é originária do deserto de Saara, na África. Ela vive do leste de Marrocos até o Sudão e o Egito.

Quando adulto, este animal pesa menos de 3 quilos. Alimenta-se de insetos, de pequenos roedores, de ovos de passarinhos e de plantas do deserto.

A coloração de seu fino pêlo vai desde o amarelo bem claro até o creme, com pontas brancas e algumas manchinhas pretas. Estes animais se misturam com facilidade com a areia do deserto.

A sola de suas patas é coberta por um pêlo grosso, para protegê-lo da areia quente. É um animal noturno, muito ágil, bom saltador e cava o solo com grande rapidez. Como outros animais noturnos, esta raposa tem a visão como um binóculo, que possibilita enxergar bem no escuro, facilitando a sua caçada.

Um casal pode permanecer junto por alguns anos. Durante o cio, o macho é extremamente agressivo e marca o território com sua urina. Ele defende a fêmea antes e durante o nascimento das crias.

O período de gestação desta raposa dura de 50 a 52 semanas. Podem nascer de três a cinco filhotes, mas normalmente só nascem dois. A amamentação dura de 9 a 10 semanas. Os olhos dos filhotes só abrem depois de quatorze dias quando começam a comer a presa, a comida que seus pais lhes trazem. Pai e mãe dividem a responsabilidade em cuidar dos filhos.

As raposas do deserto moram em cavernas que podem conter uma série de túneis. As tocas são compartilhadas por grupos, que podem ser até de mais 10 raposas.

Essa vida noturna e subterrânea reduz a necessidade de regular a temperatura. Por isso, essa espécie de raposa é totalmente adaptada a viver no deserto e pode passar longos períodos sem necessitar de água.

Quando essa raposa pega sua presa, a leva para seu esconderijo antes de comê-la. É uma espécie muito ciumenta de sua alimentação, briga pela comida, gritando, batendo e empurrando. Mesmo que às vezes tenha que dividir com os da sua família, certamente, gostaria de ter a comida só para si.

A raposa Fennec tem poucos inimigos: cobras e gatos do deserto são os mais perigosos, mas ela corre de seus predadores. Outros inimigos possíveis são a hiena e o chacal e o que a livra deles são os seus excelentes instintos e sentidos.

Porém, seu grande inimigo é o homem. Os árabes nômades do deserto do Saara, depois de caçá-la ainda jovem, a vende em vilas e cidades, onde é presa em gaiolas e cevada para depois ser comida!

Também é vendida como animal de estimação, e faz sucesso pelo seu tamanho. Quando domesticada, gosta de comida quente, batata frita, passas e vegetais frescos.

Por ser muito caçada, tornou-se um animal raro ou quase em extinção, e atualmente a espécie é protegida por órgãos internacionais que são responsáveis pela fauna e a flora.

Fonte: http://www.everland.com

Anúncios

11 Respostas

  1. amei!! Lindas gente!
    Sucesso!

    bjos

    da Sah

  2. Não sabia que haviam raposas no deserto. Parecem cachorrinhos de orelhas grandes. Muito lindas. É uma pena que os homens não têm dó nem piedade e caçam bichinhos assim pra comer.

  3. Bem, pra variar adorei. Sou apaixonada por animais TODOS!, Bem que eu gostaria de ter uma, mas temos de respeitar a liberdade e a preservacão da espécie.

    É muito guti guti essa raposinha.

  4. Que coisinhas mais linda!!!!!!

  5. Amei, dá até vontade de ter um!

  6. Que filhotinhos lindos, adorei, muito fofinhos…

  7. as bichinha precisa de ajuda e todos os animais

  8. essa raposa é a raposa que cativou o pequeno principe! mto legal o texto, me ajudou mto a saber quem é essa tal de Fennec! vlw

  9. o texto só tem um erro, a gestação é de 50 á 52 dias e não semanas.

    abraço

  10. Que lindo, adorei muito bonitinhos amei !!!!!!!!!!

  11. Legallllll gostei

    Mas podia ter da raposa normal a vermelha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: