Idéias verdes transformam centro histórico de Lima


Com o objetivo de recuperar o centro histórico da capital do Peru, um grupo de organizações reunidas num evento chamado Gran Semana de Lima ou a Grande Semana de Lima, que pretendia revitalizar o centro histórico de Lima.
Entre as atividades, houve um concurso para intervenções urbanas e um dos vencedores foi esse incrível projeto chamado Green Invasion concebido pelos arquitetos Genaro Alva, Denise Ampuero, Gloria Andrea Rojas e a industrial designer Claudia Ampuero.
Usando pneus reciclados, plástico e grama, a equipe tranformou o concreto da “Pasaje Encarnacion” em um belo parque urbano, ponto de encontro onde as crianças e adultos podem estar mais próximos do verde.

Como em muitas cidades da América Latina, em Lima, há um frenesi imobiliário que avança rapidamente, as construções buscam alcançar a maior quantidade de metros quadrados por pedaço de terra ao preço mais barato, deixando a recreação e áreas de lazer públicas em segundo plano. Enquanto a Organização Mundial de Saúde afirma que um individuo deve ter ao menos 8 metros quadrados de área de lazer, em Lima, há apenas 1,98.
A “Invasão Verde” foi uma resposta verde e uma forma de chamar a atenção para este assunto, mostrando o quão importantes são as áreas públicas e espaços verdes para a cidade e seus habitantes.

Este parque foi deixado no bairro após o final do evento, e as organizações locais e as pessoas foram convidadas para adicionar plantas e artigos a instalação do parque.
Os arquitetos também esperam que isto possa ser um estimulo para outros bairros sigam o exemplo.

Mais informações: Gran Semana de Lima

Anúncios

4 Respostas

  1. Que lindo trabalho. Isso com certeza pode ser aplicado em qualquer centro urbano, deixando a paisagem mais verde!!!!!

  2. Lima está ficando bonita!

    Isso deve ser copiado!

  3. Olá ! Embora a idéia de tornar mais verde uma área urbana é uma ótima idéia, a solução de Lima é difícil de ser mantida, grama em montinhos, grama em pneus velhos requerem manutenção constante que é cara, claro que o gosto de usar pneus velhos para mim é duvidos, tem outros usos como usá-los para fazer tubos de esgoto como um brasileiro já está fazendo. Eng.Agr.M.Sc. Paisagista Udo Schmiedt

  4. Bonitinho pode até ser, mas é acaba saindo manutenção acaba saindo caro mesmo! Agora acho engraçado construirem várias moradias avançando as matas nativas, derrubam árvores, matam animais silvestres e por aí vai, logo em seguida colocam na frente de casa ou do prédio um gramadinho com uma plaquinha “não pise na grama”! Incoerência e hipocrisia nossa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: