Descoberta do dia: Os animais sonham?


Você alguma vez já percebeu que seu cachorro ou gato se mexe enquanto dorme ou emite sons durante o sono? Pois saiba que o bichinho pode estar sonhando. “O sonho de um gato ou cachorro pode ser influenciado pelo ambiente em que ele convive. Se o animal vive em um ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, poderá dormir pouco, se tornando estressado e solitário”, avisa a psicobióloga Silvia Helena Cardoso.

Por outro lado, os bichos que vivem em um ambiente calmo e recebem carinho e atenção tendem a ter o sono mais tranquilo. De acordo com Silvia, as afirmações levam em conta registros de exames feitos em diversos animais.

Conforme a especialista, é importante ainda respeitar os animais durante o descanso e deixar que eles durmam tranquilamente. “O momento em que o sono é mais profundo, conhecido como REM, é necessário para o equilíbrio e bem-estar dos bichos”, salienta.

Ela ressalta que estudos mostram que o sono REM só se apresenta em aves e mamíferos, ou seja, animais de sangue quente. Entre eles estão galinhas, ratos, gatos, cães, macacos e elefantes. “Experimentos com animais como répteis, por exemplo, não apresentaram indícios de sono REM”, destaca Silvia.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicou um estudo no qual se tentou investigar o conteúdo dos sonhos dos animais. Analisando os padrões cerebrais de ratos em estado de alerta e depois quando os bichos estão dormindo, os cientistas do MIT conseguiram criar uma base de comparação de dados. Conforme o experimento, realizado em 2001, foi possível identificar que os ratos sonham com atividades ligadas à rotina do dia-a-dia como, por exemplo, correr em um labirinto, ou então com comida.

Conforme a pesquisadora Silvia, a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. “Alguns animais grandes como elefantes, vacas e cavalos também dormem pouco, pois gastam grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos”, explica.

Fonte: Terra

Anúncios

5 Respostas

  1. Olha, só acredito porque são pessoas estudiosas que dizem isto, porque aqui na minha casa, a coisa não é bem assim. Tenho 2 cachorros, um sonha, se mexe todo, late e bufa, o outro, quando sonha, se mexe bem pouco e não emite nenhum som. Os 2 recebem carinho e atenção igual. Aliás, o que sonha mais é exatamente o cão que é mais velho e está há mais tempo comigo, 8 anos. O outro, o que sonha e não emite som, é o mais novo, está comigo há um ano. E agora, doutor?

  2. Com certeza meu cãozinho sonha! As vezes ele até late baixinho sonhando! Já meu gato dorme silenciosamente e muuuuuito! :)))

  3. Sim, meu gato costuma me procurar durante o dia para curtir uma soneca, parece q ele sente protegido para curtir o seu sono perto da gente. ele vive solto..

  4. é o maior barato quando o meu cachorro sonha que tá correndo hahaha O/ boa divulgação

  5. A minha boxer corria dormindo….. parecia até que tava tendo um ataque.
    As vezes ela acordava assustada prq batia com as patas no sofá XD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: